fbpx

Feature Flag – Toggle Positivo


A maioria dos desenvolvedores pensam que seu trabalho termina quando o código está escrito, mas não é bem assim que a banda toca não é mesmo?

Quando olhamos a maior parte dos projetos tradicionais, podemos ver que na verdade o código escrito é basicamente 50% do trabalho. Caso não tenha trabalhado com TDD e automações de testes, você ainda vai gastar bastante tempo com essa matéria. Depois de testada e homologada, chegou a hora de mandar sua aplicação para produção e receber os parabéns.

Mas…. calma aí, será que você está fazendo isso da melhor forma?

A maior parte das implementações que acompanhei foram na verdade um BOOM, sobe a nova versão e vamos ver o que ocorre em produção.

Mas podemos ser melhores do que isso

O future toggle, também conhecido como future flag é uma forma de implementação de código antiga, mas na minha opinião pouco aproveitada.

Bom, nesse artigo vou contar um pouco sobre uma visão de implementação positiva, ou seja, de aumento da escala.

Imagine que você está com uma nova versão da sua aplicação, ou uma nova feature para implementar no ambiente de produção, ao invés de uma implementação direta para todos os usuários e com todas as funções, você pode fazer a implementação no código, de forma gradativa.

Você pode iniciar com um grupo especifico de usuários, e ir aumentando seu range de acordo com o retorno da sua operação, ou seja, caso tudo esteja caminhando bem você continua expandindo.

Mas, essa é a abordagem mais simples, já pensou na possibilidade de liberar features casadas? Ou seja, vamos fugir um pouco de um cenário básico onde o toggle está preparado apenas para True ou False, vamos um pouco mais longe. Imagine que você possui duas funções interligadas, você pode montar uma estratégia de liberação da função B de acordo com o resultado da função A.

O feature toogle é uma abordagem para melhorar nossa forma de implementação, diminuindo o impacto que geramos na experiência do usuário. E diminuindo também o tamanho dos sustos que tomamos quando as coisas não vão assim, tão bem. Para os que conhecem mais esse contexto, é fácil de correlacionar com o Canary  Releases, bom esse assunto deixarei para uma próxima postagem. Até breve !

Obrigado por ler até o fim, deixe seu comentário, conte sua experiência.

Ajude a manter esse canal vivo, compartilhe com os amigos !

Quer ver mais conteúdos de tecnologia, me siga no Insta também, @natanpf.

Forte abraço, Natan Pasquarelli Freitas.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Tecnologia, gestão e inovação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading