fbpx

Dicas para um Tech Lead

Comecei minha carreira na área de desenvolvimento de sistemas como analista de sistemas Jr, aprendi muito tecnicamente e tive a sorte de contar com diversos colegas que me ensinaram dos conceitos mais básicos aos mais complexos. Até que me tornei pleno e na sequencia assumi o cargo de analista Sr.

A alguns anos atrás ainda como analista Sr, participei de uma mudança cultural onde trabalho, e me tornei Teach Lead. Uma posição até então nova para mim.

A partir deste momento algo mudou, e uma das maiores forças da natureza conseguiu me mostrar sua grandiosidade. O Tempo, ele mesmo, essa fonte que para nós é esgotável e implacável.

O Tempo

Fator mais crítico no dia a dia de um Tech Lead, dúvidas de toda uma squad, alinhamentos com pares, com liderança e com parceiros, reuniões estratégicas, técnicas, de posicionamento, de entendimento e todas possíveis e imagináveis surgem como se brotassem de uma terra extremamente fértil.

Pois bem, aprender a trabalhar seu tempo na minha opinião é o fator determinante do sucesso, e todos os demais assuntos que vamos discutir nesse artigo são com um e apenas um objetivo, liberar seu tempo.

Vamos deixar o tempo de lado por alguns minutos e abordar outros assuntos, mas não se engane, o tempo ainda voltará a ser protagonista neste artigo.

Conhecimento

Uma arma, mas também um fardo.

Entende-se que você chegou à posição de Tech Lead por ter um conhecimento técnico apurado. Mas invariavelmente outras pessoas da sua equipe o possuem também, portanto tome cuidado para não virar o carimbador ou dono de todo conhecimento técnico. Sua função é provocar e organizar o time para pensar tecnicamente de uma forma única, levando a sua plataforma para um objetivo técnico determinado. Não você não é o dono da verdade ou a pessoa que mais sabe tecnicamente, não é o senhor soberano do sistema que possui todas as respostas. Os problemas vão aparecer no dia a dia e as soluções técnicas tem, e vão ser encontradas pelo time todo, e por você como membro deste time. Muitas equipes se confundem e olham o Tech Lead como o responsável por ter todas as respostas. Não deixe o seu time pensar ou agir assim, vocês só são fortes e decisivos pois tomam as decisões juntos.

Marcar reuniões periódicas com time box definido tende a trazer mais eficiência ao debate técnico. Ao saber que existe uma reunião para tratar desse assunto o time tem a tendencia a se estruturar para levar as perguntas nessa reunião, e por muitas vezes respondem as perguntas por si só, diminuindo o acionamento ao Tech Lead.

Conhecimento [aprender sempre e aprender mais]

É importante que você como Tech Lead esteja sempre em contato com as demais equipes e atento ao mercado para aprender novos conceitos e trazer novas ideias para a squad. Mas também é muito importante que você consiga influenciar o time para que ele também o faça, diminuindo a dependência da sua atuação.

Dica: O mercado de TI Brasileiro está muito aquecido nos últimos anos, o que faz a rotatividade da equipe aumentar. Ou seja, você mais cedo ou mais tarde terá que treinar novas pessoas. Não se apaixone pelo saber, busque deixar a maior parte de materiais prontos, para que os novos aprendam sozinhos, documentos e vídeos ajudam muito.

Liderança

Como Tech Lead, você é sim uma referência e liderança, mas o que isso significa?

Busque sempre estar próximo ao time e entender as dores do dia a dia, não gaste todo o seu tempo para entregar aquele projeto do momento. Como liderança é importante que você pense no futuro, e ajude os demais a fazer o amanhã melhor que o hoje. Busque conversas individuais com sua squad, e solicite feedbacks sempre que possível.

Não há forma melhor de um líder se desenvolver, o feedback é sua melhor arma. Ouça de forma aberta e busque como ser cada vez melhor.

Comunicação

Costumo dizer que a linguagem mais difícil na área de tecnologia não é o Java, .Net ou assembly, mas sim o português. Comunicar de forma efetiva é uma arte, e não subestime o poder dessa arte.

Uma comunicação mal feita pode levar sua equipe toda para o lado errado, pode gerar expectativas equivocadas na sua liderança ou até mesmo gerar desconfortos ou ruídos desnecessários. Comunique sua equipe de forma clara e com calma. Comunicar com pressa é um grande problema, pois na maior parte das vezes você terá que voltar e se comunicar novamente.

Peque pelo excesso, pergunte se todos entenderam, pergunte novamente mais tarde de forma individual. Fale sempre que possível com a sua liderança e com seus team members.

Negociação

Aprenda a negociar muito bem, mais cedo ou mais tarde você terá um projeto “atravessado”, uma equipe parceira em apuros, ou até mesmo brigas no dia a dia da squad. Aprenda a mediar, e negociar bem nesses casos.

Imprevistos vão acontecer, e nessas horas essa é uma habilidade crucial. Não é muito sua praia? Por que não fazer um curso?

Pensamento Estratégico

Não pense apenas no momento atual, pense em como se preparar e melhorar sua squad para atender as demandas futuras. Trace estratégias com outras equipes, e pense sempre em como resolver as causas raízes. Bem, em alguns momentos isso pode ser bem difícil, mas tenha sempre em vista que todo problema resolvido de forma paliativa, voltará mais cedo ou mais tarde para assombra-lo.

Mas e o tempo?

Se olharmos com calma todas as dicas desse artigo, podemos ver que estão escritas para te liberar tempo. Tempo para pensar mais de forma estratégica, para organizar mais o futuro, e para conseguir gerar mais tempo. Ou seja, é uma roda, caso qualquer um desses pontos saia do eixo, os demais tendem a ir na mesma direção. E quanto menos tempo você conseguir salvar hoje, menos você terá amanhã.

Essas são apenas algumas dicas, espero que te ajudem no dia a dia, e conte comigo para o que precisar.

Curtiu ? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e equipe.

Quer ver ainda mais dicas de tecnologia? Me siga no insta @natanpf.

Até semana que vem.

Natan Pasquarelli Freitas

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: